No crepúsculo do pensamento

No crepúsculo do pensamento
Modelo: No crepúsculo do pensamento
Disponibilidade: Esgotado
Preço à vista: R$ 18,00
Qtd:        

Desde a Reforma do século XVI os cristãos evangélicos têm lutado para manter a fidelidade bíblica e o valor contemporâneo da teologia cristã.

Seria possível fazer o mesmo no campo da filosofia?

Seria possível construir uma filosofia cristã na tradição da Reforma?

Embora muitos tenham respondido que não, o século XX viu nascer um pequeno movimento que desenvolveu uma abordagem cristã reformada para os problemas da filosofia.

No centro desse movimento estava o filósofo holandês Herman Dooyeweerd, cuja extensa obra é apresentada pela primeira vez ao público de língua portuguesa através dessa introdução, preparada por ele mesmo: No Crepúsculo do Pensamento Ocidental: estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico.

No Crepúsculo Dooyeweerd apresenta um articulado desafio à noção moderna popular de que o pensamento teórico em geral (especialmente nas disciplinas acadêmicas) e o pensamento filosófico em particular seriam "neutros" em relação à religião.

Embora pouca gente hoje em dia acredite na neutralidade do pensamento em relação à cultura, ao sistema econômico, ou aos valores sociais, a busca de neutralidade em relação a preconceitos religiosos era e continua sendo um dogma no mundo acadêmico e na política.

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem